ATTAC Pirata

VII ATTAC – ATTAC Pirata

O ATTAC já é considerado tradição na Tropa Andorinha. Realizado uma vez por ano, é esperado com ansiedade por todos os jovens escoteiros do Grupo. Como sempre há uma novidade, esse ano a chefia resolveu inovar em dois pontos: no tempo de duração – ao invés de um fm de semana, o acampamento foi realizado durante os 4 dias do feriado de Corpus Christi – e também na utilização de um tema como plano de fundo: Piratas.

Ambas as novidades foram muito bem recebidas e aproveitadas por todos. Com o tempo extra e com o uso de um tema como norte, as atividades se desenvolveram de maneira mais fluida e, além da aplicação de técnicas de campo e da montagem desses, alguns outros atrativos realizados durante o acampamento deram uma dinâmica toda especial para o VII ATTAC. Confira a programação:

.

Noite na Taverna Pirata

Na primeira noite de Acampamento já tivemos um Jantar Festivo com o tema “Noite na Taverna”. A chefia preparou a ambientação do local com tochas, tesouros, bandeiras e afins, transformando o espaço em uma verdadeira Taverna. Às patrulhas couberam os preparativos da alimentação, fantasias e apresentações referentes ao tema.

Além do jantar em si, ocorreram durante a Noite na Taverna, algumas disputas com prêmios individuais: o torneio de queda de braço, a mesa da amargura, disputa de arremesso de facas, melhor fantasia, o papagaio mais irritante, etc.

.

Fogo de Conselho no Navio Pirata

Velas içadas ! Comandante e seu fiel papagaio na proa! O contra mestre passando o rítmo com o tambor e todos os marujos remando! E lá vem o Capitão Barba Ruiva! NINGUÉM OLHE PARA O BARBA RUIVA!!!

Neste Fogo de Conselho bastante envolvente e temático foram apresentadas pelas patrulhas os 10 Artigos da Lei do Piratas! Como de costume, o carvão dos outros 6 ATTACs já realizados, foram somados ao Fogo de Conselho, relembrando assim todos os anteriores.

Na lembrança do acampamento, cada escoteiro, escoteira e chefe que participaram ganharam um pouco do carvão deste Fogo de Conselho.

.

Atividade Aquática na Lagoa do CMC

Na manhã de sábado todos acordaram muito empolgados: era o dia da Atividade Aquática na lagoa do Círculo Militar de Campinas. Conseguimos uma liberação da Diretoria do CMC para executar uma atividade embarcada com nossos escoteiros. Somos muitos gratos por esta autorização, obrigado Diretoria!

A montagem da balsa era bem simples e já conhecida por alguns deles, pois já havíamos feito esta no ELO de 2011: uma embarcação completamente estável e que comportasse até 4 escoteiros(as). Além de confeccionarem as balsas, alguns escoteiros também se encarregaram de montar os remos com placas de acrílico e bambus / cabos de vassoura.

Lembrando ainda que, essa atividade aquática só foi possível graças a doação dos coletes e bóias pela empresa Ativa Náutica, bem como à participação dos bombeiros Estevan (do Círculo Militar de Campinas) e Cap. Leomar Lopes (pai do nosso escoteiro Leonardo) e dos Segurança do CMC.

A atividade foi muito boa e com certeza um dos pontos mais altos do acampamento! Todos se divertiram muito.

.

Bandeiras Piratas

Após uma explicação de significados e cores padrão usadas no tempo dos piratas, as patrulhas tiveram um tempo para confeccionar suas bandeiras. As criações ficaram super diferentes e criativas.

.

Caça ao tesouro pirata

Quando a noite cai, os Piratas saem a caça! Hora de buscar o ouro perdido antes que os outros piratas o encontrem.

Mensagens nas garrafas contendo pistas para encontrar a próxima garrafa! E no final é hora de cavar para encontrar o tesouro escondido! Muito raciocínio para desvendar as pistas e enfim encontrar o tesouro.

.

Culto nas profundezas do oceano

Nosso criador fez tudo, inclusive nossos mares e oceanos! Durante o belíssimo culto que tivemos, refletimos sobre isso, além das patrulhas criarem apresentações em diferentes formas.

O local escolhido foi perfeito para o tema: a barragem da lagoa.

.

O escoteiro pirata é alegre e sorri nas tempestades

No final do acampamento os ventos não foram favoráveis para nossos “Escoteiros Piratas”. Com inversão de tempo repentina uma tempestade nos pegou de surpresa no momento da desmontagem do campo!

Sem se importar muito com a chuva todos juntos partiram para desmontar o campo e assim terminarmos o acampamento, esticando barracas e lonas após sorrir nas tempestades!

.

Resultado excelente!

Todos os envolvidos no acampamento estão de parabéns! Com certeza a doação de cada um de vocês foi essencial para o decorrer da atividade.

Sempre Alerta e até a próxima!

.

Anúncios
Comments
2 Responses to “ATTAC Pirata”
  1. O Acampamento foi ótimo. Valeu a pena participar.

  2. Leomar disse:

    Sucesso absoluto o acampamento!
    Um grande trabalho de todos os colaboradores do grupo para a formação dos adultos do futuro, parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

  • Parceiros

  • Localização

    Av. Getúlio Vargas, 200
    Jardim Chapadão
    Campinas - SP
    CEP: 13.070-087
    (Sede nas dependências do Círculo Militar de Campinas)

    Tel: (19) 97404-9151
    e-mail: contato@craos.com.br