Ponta de Flecha Distrital 2012

Ponta de Flecha 19º DE

Ponta de Flecha

Nos dias 3 e 4 de Novembro o Distrito Escoteiro de Campinas realizou um curso Ponta de Flecha, e nós do Craós estávamos presentes com 6 representantes. O Ponta de Flecha serve para o treinamento de monitores e submonitores das patrulhas escoteiras. Nele são ensinados os princípios que um monitor deve saber, tais como: Sistema de Patrulha, como conduzir um conselho de patrulha, o poder e importância da Corte de Honra, o garbo e postura do monitor, os encargos da patrulha, a escrituração da patrulha e como manter vivo o espírito da patrulha.

Na edição deste ano nenhum Monitor eleito das patrulhas foi ao Ponta de Flecha, pois já tinham feito o curso no ano passado e deram a oportunidade para outros escoteiros se prepararem para uma futura monitoria.

.

Tema: Jornada

A parte de aprendizagem deste Ponta de Flecha foi um pouco diferente do que vemos por aí, pois trabalhamos com os jovens um tema que está de volta no programa escoteiro: a Jornada de Travessia. Os monitores aprenderam diversas técnicas e habilidades escoteiras durante o curso, tais como: montagem de um bivaque de lona, avaliação de alturas e distâncias, aferição do passo duplo, orientação pela bússola, sinais de pista, percurso de Gilwell, preparar uma refeição simples, montar uma espiriteira de parafina e a fazer e utilizar a quadrícula.

O melhor, é que tudo isso foi colocado em prática no próprio curso, ou seja: aprenderam fazendo! Começou no sábado, pois após um lindo fogo de conselho e um jogo noturno espetacular, os jovens dormiram nos bivaques de lona construídos por eles mesmos. Já no domingo, divididos em duplas, eles realizaram uma Mini-Jornada, colocando em prova outros ensinamentos, como o Percurso de Gilwell, a quadrícula e a avaliação de altura.

Para o almoço, cada um preparou sua própria alimentação, usando a espiriteira de parafina. Nesta refeição, conseguimos a doação da Cellier do Brasil de Refeições Prontas, que são refeições envelopadas que são de fácil preparo e transporte. Basta ferver uma água e inserir o envelope inteiro dentro da água por aproximadamente 5 min. Bastante prático e ideal para uma jornada.

Para finalizar, foi realizado com os participantes um Jogo Democrático, para a escolha do tema da comemoração do Dia do Escoteiro de 2013. Tivemos ideias sensacionais! Vamos nos preparar!

.

Satisfação Geral

No final do acampamento podíamos ver que estavam todos muito cansados, mas também satisfeitos com o curso! Afinal, como eles mesmo disseram, foi um dos melhores acampamentos que já participaram!

A escoteira Yasmim Soave, foi escolhida dentre a patrulha Pica-pau Verde como a Monitora Eterna deste curso! Bravo, Bravo, Bravíssimo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  • Parceiros

  • Localização

    Av. Getúlio Vargas, 200
    Jardim Chapadão
    Campinas - SP
    CEP: 13.070-087
    (Sede nas dependências do Círculo Militar de Campinas)

    Tel: (19) 97404-9151
    e-mail: contato@craos.com.br