Comemoração Soldado Constitucionalista

Tropa Sênior no Desfile

Dia do Soldado Constitucionalista

Como de costume, todos os anos os escoteiros de Campinas se reúnem no Mausoléu do Soldado Constitucionalista no Cemitério da Saudade (Campinas/SP) para prestar sua homenagem aos Soldados Constitucionalistas de 32.

A homenagem é muito bonita e vem se aprimorando ano após ano. Nesta festividade dos 80 Anos da Revolução, tivemos a representação dos Heróis Paulistas nascidos em Campinas, cada um representado por um Soldado da Polícia Militar.

Este ano, o Craós reativou a sua Fanfarra, e chegou à concentração tocando com todo o Garbo sua Fanfarra, comandada pelo Chefe Adriano!

.

Um motivo a mais

Os escoteiros e escoteiras do Craós tem um motivo a mais para comemorar e estarem presentes durante esta festividade. O Chefe José dos Santos Marques (Chefe Zé) participou da Revolução Constitucionalista em 32, ele tinha 17 anos e era escoteiro na Associação dos Escoteiros Católicos Nossa Senhora da Conceição em Campinas.

A participação dos escoteiros foi muito ativa: ora auxiliando nas escolas transformadas em hospitais; ora cuidando dos almoxarifados e mercados da revolução, fazendo o papel de estafetas usando bicicletas, bondes e a pé. Outra tarefa desempenhada pelos escoteiros era a de guia. Segundo o Chefe Zé, muitos dos motoristas que levavam suprimentos às trincheiras eram de fora e não conheciam muito bem os caminhos da região; assim, como os escoteiros andavam muito e conheciam bem as divisas e saídas de nossa cidade, acabavam os ajudando a entregar o necessário aos soldados.

Além disso, um papel importantíssimo desempenhado pelos escoteiros foi o de entregar cartas e telegramas. Como os Correios eram comandados pelo governo e a revolução era contra este, não havia serviço de comunicação entre os soldados; cabendo aos escoteiros esse papel.

.

Gincana Cultural

Além da Celebração e comemoração, ao final desta o Ramo Escoteiro do Distrito de Campinas organizou uma Gincana Cultural. Esta Gincana contemplou pontos da Revolução de 32 e também da Cidade de Campinas.

Uma parte da Gincana aconteceu também dentro do Cemitério da Saudade, que hoje é considerado um Museu a Ceú Aberto com verdadeiras obras de arte dentro em suas Lápides.

A atividade foi muito proveitosa e a Patrulha Fênix conquistou o 3º Lugar nesta Gincana!

 

.

Sobre a Revolução Constitucionalista de 1932

A Revolução Constitucionalista de 1932, Revolução de 1932 ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido no Estado de São Paulo, Brasil, entre os meses de julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.

Foi uma resposta paulista à Revolução de 1930, a qual acabou com a autonomia de que os estados gozavam durante a vigência da Constituição de 1891. A Revolução de 1930 impediu a posse do ex-presidente (atualmente denomina-se governador) do estado de São Paulo Júlio Prestes na presidência da República e derrubou do poder o presidente da república Washington Luís colocando fim à República Velha, invalidando a Constituição de 1891 e instaurando o Governo Provisório, chefiado pelo candidato derrotado das eleições de 1930, Getúlio Vargas.

Atualmente, o dia 9 de julho, que marca o início da Revolução de 1932, é a data cívica mais importante do estado de São Paulo e feriado estadual. Os paulistas consideram a Revolução de 1932 como sendo o maior movimento cívico de sua história.

Foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas e o último grande conflito armado ocorrido no Brasil.

(Fonte – Wikipedia)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  • Parceiros

  • Localização

    Av. Getúlio Vargas, 200
    Jardim Chapadão
    Campinas - SP
    CEP: 13.070-087
    (Sede nas dependências do Círculo Militar de Campinas)

    Tel: (19) 97404-9151
    e-mail: contato@craos.com.br